O município de Jesúpolis tornou-se a capital estadual da pamonha. O projeto, de autoria do deputado Amilton Filho (MDB), foi sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (UB) nesta quinta-feira (26/9). “O reconhecimento proposto se baseia na importância da famosa pamonhada e no estímulo ao associativismo e à economia local de tal evento devido à colheita do milho", argumenta o deputado.
"Sempre participo desse evento, já é tradicional em Goiás. A última edição, realizada em abril deste ano, resultou na confecção de mais de 20 mil pamonhas, que foram destinadas à agricultura familiar e à merenda escolar. Estou muito feliz por termos essa programação reconhecida por Lei", destaca Amilton.
JANTINHA É PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DE GOIÁS
Outro alimento corriqueiro e que faz parte da culinária goiana também foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás por iniciativa também do deputado Amilton Filho. Em 1º de agosto deste ano, o projeto de Lei foi sancionado pelo governador Caiado.
De acordo com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), patrimônio cultural inclui tudo o que faz parte da construção histórica e cultural do ser humano em um espaço físico determinado, englobando conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.